domingo, 11.09.2022

Litro de Luz Brasil, Editora MOL e Petz em parceria inédita para formar instaladores de energia solar

Impacto Social

Cultura de Doação


A parceria inaugura o Curso de instaladores de energia solar oferecido pelo Litro de Luz Brasil aos moradores das comunidades já atendidas anteriormente
A parceria inaugura o Curso de instaladores de energia solar oferecido pelo Litro de Luz Brasil aos moradores das comunidades já atendidas anteriormente

O Litro de Luz Brasil, a Editora MOL e a Petz promovem a formação de 12 instaladores de energia solar, os alunos são moradores de comunidades que já receberam nossas soluções para iluminação, o poste solar e o lampião solar. O projeto está iniciando com  comunidades de São Paulo e faz parte do planejamento levar o curso para outras cidades. O curso de formação de instaladores iniciou dia 11 de setembro e a conclusão será no dia 14 de outubro, com a instalação de placas fotovoltaicas na ONG apoiada pela Petz.

Esta será a primeira turma de instaladores de energia solar formada. A responsabilidade técnica do curso e da instalação é da Aztec Energia, especialista em dimensionamento e instalação de sistemas geradores fotovoltaicos, e liderada por um ex-voluntário do Litro de Luz Brasil.

Curso de formação de instaladores de energia solar

O Litro de Luz Brasil aplica em todas as comunidades que realiza a instalação de iluminação solar a metodologia "Nosso jeito", que já foi premiada pela Fundação Banco do Brasil. Metodologia essa que promove o engajamento das comunidades, onde as soluções solares são montadas pelos próprios moradores. Desta forma, é criado um laço com as comunidades e os moradores cuidam das soluções para que durem o máximo de tempo possível. Embaixadores locais são formados em cada comunidade para que o contato com a ONG seja permanente e as soluções tenham a atenção necessária durante o uso. 

É exatamente nesse contato constante com as comunidades, após receberem as soluções solares de iluminação, que voluntários(as) identificaram outras necessidades que as comunidades possuem. Após diversas conversas, foi identificado que levarmos uma formação para moradores, possibilitando uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho, seria uma excelente forma de engajamento. "Essa é uma forma de ampliarmos o impacto econômico e educacional do Litro de Luz com os nossos embaixadores, por meio da energia solar que está em uma grande ascensão no país e demandando muita gente com esse conhecimento. Os embaixadores são peças chaves dentro de todo o nosso trabalho. Quanto mais oportunidades eles tiverem acesso, maior será a transformação social e a redução das desigualdades." diz Rodrigo Eidy, presidente do Litro de Luz Brasil.

Com a parceria da Editora MOL e da Petz, foi possível iniciar a primeira turma de instaladores que estão recebendo todos os conceitos sobre o funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica, aprendendo como realizar as instalações utilizando técnicas de segurança em altura, manuseio de ferramentas e equipamentos. Preparando o aluno para a entrada no mercado de trabalho de energia solar. "Todos os alunos estão tendo uma oportunidade de aprender na prática o dia-a-dia do instalador fotovoltaico e colocar a mão na massa", diz Rodrigo Silveira, Engenheiro da Aztec Energia.

Após um trabalho realizado pelo grupo de trabalho do projeto, foi levantada uma relação de embaixadores(as) e moradores(as) das comunidades de São Paulo e, considerando critérios de disponibilidade, perfil, aptidão física e engajamento, foram selecionadas 12 pessoas para participarem do curso de formação. São representantes das comunidades de: São Sebastião, Tribo, Margarida/Brejo, Vila Moraes, Barretos, Morada do Sol e Boulevard da Paz. 

Para a conclusão da turma de instaladores, a Petz apoiou o projeto também com a instalação de placas fotovoltaicas na ONG Clube dos Animais, que fica em Araçatuba, e vai receber 08 placas fotovoltaicas. Com a instalação será possível utilizar a energia gerada para reduzir a conta de energia e ajudar o meio ambiente com uma geração 100% limpa.

"Estamos muito orgulhosos em fazer parte deste projeto de inovação social. Graças à união de competências das organizações envolvidas, transformamos um investimento em impacto positivo múltiplo, gerando, simultaneamente, qualificação profissional, redução da pegada ambiental e economia futura de recursos", diz Artur Louback, sócio-diretor do Grupo MOL.

Assista ao vídeo da instalação dos painéis fotovoltaicos.

 




Destaques Outros
destaques

Nosso site utiliza apenas cookies necessários para desempenhar suas funções e operar corretamente. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.